sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Lasanha de abobrinhas


Que tal inovar na apresentação de suas lasanhas? Essa leva abrobrinha finamente fatiada (e crua mesmo!), ricota, tomate e um delicioso pesto. Um prato leve, lindo e perfeito para o verão brasileiro. E ainda é muito prática e rápida de fazer!

Comece fazendo um molho de tomates usando: 1 xícara de tomates secos, hidratados em água por pelo menos 1/2 hora, ½ xícara de tomates cereja (ou 1 tomate pequeno maduro, em cubos), 1/2 cebola pequena picada, 1 dente de alho pequeno, 1 colher de sopa de suco de limão, 1/4 xícara de azeite extra-virgem de oliva, 1 colher de chá de sal marinho e pimenta calabresa a gosto. É só bater tudo rapidamente no liquidicador (em velocidade baixa) até ficar homogêneo. Reserve.

Para fazer o pesto bata no liquidificador: 1 1/2 xícaras de folhas de manjericão, 1/2 xícara de nozes, 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, 1 pitada de pimenta do reino. Vá colocando água se preciso for para ajustar a consistência. Reserve.

Fatie na mandoline: 1 abobrinha grande (fatias bem fininhas no sentido do comprimento) e 2 tomates médios e reserve.

Amasse bem com um garfo cerca de 1 xícara de ricota fresca e tempere-a com sal, pimenta, 1 colher (sopa) de suco de limão e uma pitada de noz moscada.

Montagem:

Comece por colocar três fatias de abobrinha uma ao lado da outra para formar sua “base”. Pincele a abobrinha levemente com azeite, espalhe aproximadamente 1/2 colher de chá de molho de tomate sobre a abobrinha. Em seguida, coloque pequenas porções do pesto e da ricota. Coloque 1 fatia de tomate sobre a camada e polvilhe com uma pitada de orégano e tomilho. Repita o processo até completar umas quatro camadas e finalize com folhas de manejricão.

Pode ser servida na hora ou descansar por até uma hora. A abobrinha entra na receita crua mesmo, fatiada finamente, mas você pode aferventar levemente as fatias se desejar.

Receita retirada do Blog da UTILPLAST
http://www.blogdautilplast.com.br/

Nenhum comentário: