Massa
- 450 g de farinha de trigo
- 200 g de manteiga extra sem sal, gelada e picada
- 50 g de queijo parmesão ralado fino
- 1 colher (chá) de sal/ 1 colher (café) de fermento em pó
- 200 g de requeijão cremoso (de bisnaga – próprio para pizzas)
- 1 ovo médio (50 g), ligeiramente batido
Modo de Fazer
Bata no processador a farinha de trigo, a manteiga, o parmesão, o sal e o fermento até obter uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes e bata novamente até obter uma massa homogênea. Embrulhe a massa obtida em papel alumínio ou filme plástico e leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte. Em seguida, abra a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, corte com cortador redondo no diâmetro desejado, aplique uma boa porção do recheio, pincele clara de ovo nas bordas e feche dando o formato de um pastel, pressionando bem. Por último, pincele com ovo batido, salpique por cima com a cobertura e asse em forno preaquecido à 180ºC até que estejam bem dourados. Sirva morno.
Recheio
- 50 ml de azeite extra virgem
- 4 dentes de alho bem socados
- 75 g de anchovas no óleo, escorridas e bem picadas
- 500 g de cebolinha verde fresca, lavada e picada
- 75 g de uvas passas brancas aferventadas e escorridas
- 1 colher (chá) rasa de sal
- molho de pimenta a gosto
- 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo (20 g)
Modo de Fazer
Em uma panela média aqueça o azeite e refogue o alho. Junte as anchovas e refogue rapidamente. Em seguida, agregue a cebolinha picada, as uvas passas e refogue até murchar e cozinhar sutilmente, temperando a gosto. Por último, polvilhe a farinha de trigo por cima em “chuva” e mexa até ferver novamente e engrossar ligeiramente. Deixe esfriar e empregue na montagem.
Cobertura
100 g de queijo parmesão ralado grosso
1 colher (sopa) de orégano seco
Modo de Fazer
Em uma tigela misture o queijo e o orégano e empregue.
Dicas do Chef:
- O uso da cebolinha verde no preparo deste pastelão italiano surpreende a todos. O sabor final é delicioso, fica extremamente leve e lembra muito algum tipo de verdura como escarola ou mesmo acelga.
- Caso queira, substitua a cebolinha por qualquer outro tipo de verdura refogada.
- Para variar, prepare esta receita no formato de uma torta salgada normal, cobrindo-a com tiras de massa que formarão um xadrez. Por último, pincele a superfície da torta com ovo batido e um fio de azeite coe asse até dourar.
- O congelamento será de até 90 dias.
-
Trata-se de uma receita muito antiga e original da Calábria, mas especificamente da cidade de Santa Domênica, bem ao sul do país. Esta receita foi concedida pela Sra. Flora Esteves para o meu querido Chef Álvaro Rodrigues que a apresentou no programa Bem Família (Band).
Nenhum comentário:
Postar um comentário